LEME DO PRADO MG: HOMEM MORREU VÍTIMA DE COLISÃO CAMINHONETE X CARRETA
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu uma chamada de acidente na estrada de acesso ao Distrito de Acaua, em Leme do Prado, por volta das 15h35 de ontem (26).

Acionada via 193, a guarnição de bombeiros militar deslocou-se até a rodovia LGM 677 para atendimento de vítima de colisão traseira envolvendo uma caminhonete e uma carreta carregada com carvão.
No local, a guarnição deparou-se com a Polícia Militar realizando o controle do trânsito e com a equipe do SAMU, que já havia prestado atendimento ao passageiro da caminhonete e constatado o óbito do condutor do veículo, o qual permanecia preso às ferragens.
Em razão da necessidade de preservação da cena, a guarnição aguardou a conclusão dos trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil. Após a liberação da cena, foram iniciados os procedimentos de desencarceramento da vítima, utilizando técnicas e ferramentas específicas de salvamento veicular.
Durante a operação, foi identificado um princípio de incêndio na região do compartimento do motor da caminhonete, evidenciado pela emissão de fumaça. Diante do risco de propagação das chamas, a guarnição priorizou a retirada da vítima, obtendo êxito antes que o veículo fosse completamente tomado pelo fogo.
Foram utilizados extintores de pó químico na tentativa de conter o incêndio em sua fase inicial. Contudo, as chamas propagaram-se rapidamente, atingindo a carreta e parte da carga de carvão.
O condutor da carreta foi orientado a desacoplar e retirar o cavalo mecânico, evitando a propagação do incêndio para todo o conjunto veicular. Com o apoio de dois caminhões-pipa, a guarnição realizou o combate direto às chamas, obtendo êxito na extinção do incêndio no veículo e no controle da propagação para a carga.
Após a extinção do incêndio, foi realizado o resfriamento da carga até a chegada de um guincho, que efetuou a retirada da caminhonete. Em seguida, com o apoio de uma retroescavadeira, a carga de carvão foi descarregada sobre a pista, sendo revirada e resfriada para eliminação de focos remanescentes. Todo o material incendiado foi removido para uma área segura e desprovida de vegetação, onde foi novamente resfriado, eliminando-se o risco de reignição.
Após a conclusão dos trabalhos, a via foi devidamente limpa e liberada para o trânsito. Estima-se que aproximadamente 30% da carga de carvão tenha sido consumida pelo incêndio.


