Geral

Férias Divertidas no Memorial valoriza a cultura mineira com arte e brincadeira

Férias Divertidas no Memorial valoriza a cultura mineira com arte e brincadeira

Oficinas Criaturas Fantásticas, Cores de Minas e Ninho de Leitura, além de visitas brincantes e shows com Banda Chukaká e Gui Ventura, integram a programação gratuita de 29 de janeiro a 1º de fevereiro

Produzir criaturas fantásticas em argila decoradas com elementos da natureza, pintar com tons terrosos inspirados nas tradições do Vale do Jequitinhonha e explorar a literatura por meio de estímulos sensoriais são algumas das experiências que aguardam o público mirim no projeto Férias Divertidas do Memorial. Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, quinta à domingo, o Memorial Minas Gerais Vale promove uma programação especial que busca transformar o fim do recesso escolar em uma oportunidade única para que crianças e adolescentes vivenciem a cultura, a diversão e o aprendizado de forma lúdica.

Em função das obras de renovação em seu edifício-sede, as atividades desta edição integram o programa Memorial Vale Itinerante e serão realizadas no Centro de Arte Popular (CAP), localizado no bairro Lourdes. O evento é totalmente gratuito, com vagas limitadas e distribuição de ingressos por ordem de chegada no local. Todas as atividades têm duração aproximada de 1 hora (com exceção do show de Gui Ventura, que dura 1h30) e a entrada é por ordem de chegada, respeitando a lotação dos espaços. Para visualizar melhor a dinâmica do evento, imagine que cada oficina funciona como um pequeno ateliê aberto, onde o material (seja terra, argila ou som) é apenas o ponto de partida para que a imaginação da criança dite as regras da brincadeira. O projeto foi desenhado para proporcionar vivências que vão além do entretenimento comum, incentivando a exploração de sentidos e a conexão com as tradições mineiras

Entre as atividades, a oficina Ninho de Leitura propõe uma experiência afetiva a partir da literatura infantil, explorando palavras, sentidos e emoções com o uso de imagens, cores, texturas e sons. A atividade é voltada para crianças de 0 a 5 anos, acompanhadas por um responsável, tem duração de uma hora e acontece nos dias 29 e 30 de janeiro, quinta e sexta-feira, às 14h (crianças de 0 a 2 anos) e às 14h30 (crianças de 3 a 5 anos), e nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sábado e domingo, às 10h (crianças de 0 a 2 anos) e 10h30 (crianças de 3 a 5 anos), com entrada por ordem de chegada, sujeita à lotação.

Visita Brincante convida toda a família a descobrir o Centro de Arte Popular a partir da perspectiva da infância, com brincadeiras e propostas de exploração do espaço. A atividade é indicada para crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes, tem duração de uma hora e acontece no dia 29 de janeiro, quinta-feira, às 15h, e no dia 1º de fevereiro, domingo, às 11h, também com entrada por ordem de chegada.

Já a oficina Cores de Minas promove um mergulho na cultura do Vale do Jequitinhonha, reconhecida pela produção artística feita a partir da terra. Por meio da pintura, as crianças são convidadas a explorar formas, cores e texturas características da região. A atividade é indicada para participantes a partir de 5 anos, tem duração de uma hora e acontece no dia 29 de janeiro, quinta-feira, às 16h; no dia 31 de janeiro, sábado, às 10h; e no dia 1º de fevereiro, domingo, às 15h, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

A oficina Criaturas Fantásticas estimula a imaginação a partir do trabalho com argila e elementos naturais, inspirando-se no universo onírico das obras do artista Ulisses Pereira. Indicada para crianças a partir de 5 anos, adolescentes e seus acompanhantes, a atividade tem duração de uma hora e acontece no dia 30 de janeiro, sexta-feira, às 16h; no dia 31 de janeiro, sábado, às 15h; e no dia 1º de fevereiro, domingo, às 10h, com entrada por ordem de chegada.

A programação musical inclui oficinas e apresentações pensadas especialmente para o público infantil. A oficina de musicalização com Flávio Cravo, voltada para crianças de 0 a 8 anos, convida os pequenos a explorar sons, ritmos e instrumentos musicais de forma lúdica. A atividade acontece no dia 31 de janeiro, sábado, às 14h, tem duração de uma hora e entrada por ordem de chegada.

No mesmo dia, às 16h, acontece o pocket show da Banda Chukaká, uma apresentação musical voltada para toda a família, com canções infantis, coreografias divertidas e repertório que estimula a participação do público. O show tem duração de uma hora e entrada por ordem de chegada.

No domingo, 1º de fevereiro, às 14h, a oficina de musicalização com Isaac Luís propõe jogos sonoros e o uso de instrumentos criativos para apresentar o universo da música a crianças de 0 a 8 anos. A atividade tem duração de uma hora e entrada por ordem de chegada. Encerrando a programação, às 16h, o pocket show com Gui Ventura apresenta canções da música popular brasileira adaptadas para o universo infantil, com repertório que inclui clássicos como “Aquarela”, de Toquinho, além de músicas que celebram a infância. O show tem duração de uma hora e meia e é aberto ao público, sujeito à lotação

Memorial Minas Gerais Vale

Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até 2025, o espaço recebeu mais de 1,7 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.

Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.

SERVIÇO
Férias Divertidas no Memorial
Data: de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, quinta a domingo
Horários: quinta e sexta-feira, das 14h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 17h
Local: Centro de Arte Popular (CAP)
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes – Belo Horizonte (MG)
Entrada: gratuita, com vagas limitadas e acesso por ordem de chegada


Mais informações: www.memorialvale.org / @memorialvale

Entrada gratuita

Deixe um comentário