Experiência com trabalho voluntário faz Brasil subir no ranking Global

Cristiano Zanetta, o Batman do Brasil, reinventa trabalhos dentro de hospitais oncológicos com crianças, adolescentes e adultos em estágio de depressão
Quem conhece a história de ficção do Bruce Wayne – o Batman – sabe que quando criança, perdeu seus pais e precisou, literalmente, crescer sozinho, movido a uma dor, a saudade e a raiva do então assassinato. Mas histórias parecidas ao de Bruce acontecem na realidade e muitas das vezes, despertam sentimentos transformadores para o futuro daquela pessoa. Foi assim com Cristiano Zanetta, mais conhecido como o ‘Batman do Brasil’, de 43 anos.
Cris, ainda criança, presenciou um incêndio em sua casa, junto de suas duas irmãs e tempos depois, ainda ficou diante de três intensos cânceres do pai. A partir daí, Cristiano teve seus primeiros contatos com os serviços voluntários e sabia que era necessário levar motivação e esperança para quem mais precisava.
Foi então que, depois de conhecer a verdadeira história do Batman em uma sessão de terapia, Cristiano iniciou trabalhos voluntários em hospitais por todo País, auxiliando crianças no tratamento do câncer e da depressão. Vestido do homem morcego, em uma roupa de 23 quilos e com sensação térmica de 50 graus, o sucesso do seu trabalho, além de se tornar conhecido em todo País, ainda desperta a vontade em outras pessoas a iniciarem projetos como esse.

Crédito: Zanetta Fotografia
Para se ter uma ideia, a pesquisa World Giving Index 2021, da Charities Aid Foundation, divulgou que o Brasil subiu 14 posições no Ranking Global de Solidariedade e, atualmente, ocupa a 54ª colocação em uma lista de 114 nações. O estudo ainda aponta que 15% dos brasileiros atuaram de forma voluntária no último ano e 63% ajudaram uma pessoa desconhecida.
Mas, para iniciar seus trabalhos, Cristiano, de fato, abraçou essa causa quando descobriu o que realmente o motivava: a esperança. “No começo do meu trabalho, eu não tinha autorização para entrar nos hospitais e conversar com as crianças. Então, comecei a fazer isso escondido, e cada vez queria atender mais e mais quem precisava de mim. Até que os médicos perceberam uma baita evolução nos pacientes e foi quando ganhei permissão para entrar sempre que possível”, lembra Cris.
Ainda que o Brasil seja um País em crescimento quanto a esse número de voluntários, está longe de atingir o que talvez seja uma quantidade ideal. A pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Datafolha e Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), concluiu, na época, que 34% dos entrevistados são ativos em suas atividades como voluntários e 12% são engajados regularmente em suas ações.
O levantamento também reforçou que existem cerca de 57 milhões de voluntários no Brasil e desse número, 12% (média de 20 milhões) realizam os trabalhos com uma frequência definida – como no caso do Cristiano – e 22% (cerca de 37 milhões) realizam o trabalho sem uma frequência definida.
Crédito: Divulgação
“Com essa oportunidade de visitar hospitais pelo Brasil inteiro, involuntariamente, acabou inspirando outras pessoas a iniciarem projetos como esse, então eu já recrutei Batman de Floripa, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo. Assim como eu sei que preciso entregar mais do que 100% nas minhas visitas, eles também entregam isso”, detalha Cris.
Para compor todo esse trabalho, Cristiano então criou a Ciência do Batman, uma metodologia com seus princípios e experiências em um guia de aprendizado. “O Batman utiliza de tudo que ele sabe e tudo que ele passou como instrumentos para alcançar objetivos. E eu desenvolvi em passos, eu fragmentei essas lições e criei a chamada Ciência do Batman”, completa Zanetta que destaca em seu guia como ainda fazer o uso das próprias emoções para que elas não nos controlem, mas sirvam como nossos propósitos de vida.
Crédito: Zanetta Fotografia
Sobre Cristiano Zanetta
Cristiano Zanetta de Matos tem destaque em suas palestras que promovem autonomia, liderança e uma ruptura com a forma de pensar habitual, voltadas para empreendedores, vendedores, empresários e outros setores que precisam de resultados a partir da ação da equipe envolvida.
Essa capacidade veio da experiência com o trabalho social que realiza em áreas oncológicas de hospitais de todo país, em que há necessidade e urgência de trazer às pessoas atendidas uma nova forma de pensar, de ver a vida e de agir. Muitas vezes, a mudança trabalhada por ele envolve o enfrentar de momentos extremamente difíceis, de uma forma corajosa e decidida.
Cristiano Zanetta é membro convidado da Oncologia do Hospital São José/SC, condecorado pelo Exército Brasileiro, palestrante e criador da modalidade de treinamento Super-Hero. Alia experiência, conceitos estudados e metodologia única por ele desenvolvida, para capacitar pessoas por meio de ação, motivação e de um raciocínio operacional que considera o emocional de cada um, evidenciando pontos a fortalecer e o conhecimento sobre si e sobre o entorno.
Cristiano tem mais de 80 mil seguidores no Instagram e mais de 10 mil inscritos em seu canal pelo Youtube. Seu site possui mais informações sobre seu trabalho https://www.cristianozanetta.
Imagens relacionadas
![]() Divulgação/Zanetta Fotografia baixar em alta resolução |
![]() Divulgação baixar em alta resolução |
![]() Divulgação/Zanetta Fotografia baixar em alta resolução |
![]() Divulgação/Zanetta Fotografia baixar em alta resolução |





