Saúde

Avanços da ciência impulsionam mercado de vacinas em 2026 e ampliam papel das clínicas privadas

Avanços da ciência impulsionam mercado de vacinas em 2026 e ampliam papel das clínicas privadas

Com novos imunizantes, crescimento global do setor e mudanças tributárias no Brasil, clínicas especializadas como a Saúde Livre Vacinas ganham protagonismo no acesso à prevenção

A medicina deve continuar registrando avanços significativos, com a divulgação de resultados de estudos aguardados há anos, aprovação de medicamentos inéditos e novas vacinas, ampliando as soluções para doenças de grande impacto populacional. Segundo relatório da Fact.MR, o mercado global de vacinas está avaliado em US$ 71,9 bilhões em 2026 e estima-se manter uma taxa de crescimento anual de 6,3% até 2036, consolidando-se como um dos segmentos mais promissores da área da saúde. Para a Dra. Rosane Orth Argenta, sócia-fundadora e CEO da Saúde Livre Vacinas, rede especialista em imunização, esse cenário cria oportunidades estratégicas para clínicas privadas de vacinação, que passam a ter papel fundamental na ampliação do acesso, na diversificação do portfólio de imunizantes e no atendimento a uma demanda cada vez mais informada e exigente.

“O aumento de novas vacinas disponíveis demonstra o quanto o mundo está avançando cada vez mais na capacidade de proteger a sociedade de forma eficaz e, diante das conquistas diárias da ciência, enquanto clínica de vacinação, é necessário acompanhar ativamente o que há de novo no mercado para  garantir que a população brasileira tenha acesso aos novos imunizantes”, completa.

Vacinas avançam e impostos caem no Brasil 

Em dezembro de 2023, o Congresso Nacional aprovou a reforma tributária que prevê alíquota zero para tratamentos graves e 60% de desconto para produtos como Home Care, com o objetivo de facilitar o acesso a remédios e vacinas. O texto foi sancionado pelo presidente do Brasil em 16 de janeiro de 2025 e começará a ser implementado de forma progressiva a partir de janeiro de 2026, com todos os efeitos previstos até a conclusão do novo sistema tributário, estimado para 2033.

Outra decisão que reforça o papel das clínicas privadas de vacinação é a resolução anunciada recentemente pelo Ministério da Saúde, que decidiu não incorporar a vacina contra herpes-zóster à rede pública, após parecer desfavorável da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). Apesar de reconhecer a eficácia do imunizante, a comissão considerou o alto custo, visto que pode chegar a R$ 2 mil para o esquema completo de aplicação na rede privada, o que tornaria inviável para uma política de saúde abrangente. 

“A redução de custos no Imposto de Renda nos permite ampliar o portfólio de imunizantes, oferecer preços mais competitivos e facilitar o acesso da população a novos tratamentos. Além disso, as últimas medidas decretadas no país, mostram como a atuação do setor privado pode caminhar lado a lado com o sistema público. Clínicas especializadas, como a Saúde Livre Vacinas, conseguem oferecer vacinas que complementam a proteção de toda a família, trazendo tratamentos modernos e opções adicionais para quem busca prevenção adicional. É uma forma de fortalecer a saúde coletiva juntos”, avalia a Dra. Rosane.

Iniciativas que inspiram 

Para 2026, a Saúde Livre Vacinas, que já realizou a imunização de aproximadamente um milhão de pessoas no país, traçou a meta de elevar a cobertura vacinal de todo Brasil em 1%. Para cumprir com o objetivo, será necessário chegar a 254 unidades operando em todo o Brasil, aplicando ao menos 500 vacinas por mês em cada uma delas. Até o momento, a rede especialista em imunização soma 147 clínicas ativas e 60 em implantação. “Essa meta reforça nosso compromisso com a saúde preventiva, o combate à desinformação e a proteção contra doenças graves evitáveis”, ressalta a Dra. Argenta. 

Sobre a Saúde Livre Vacinas

Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo casal Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e a Dra. Rosane Argenta, dentista, a Saúde Livre Vacinas é uma rede especialista em imunização com clínicas focadas no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção à saúde de doenças imunopreviníveis. A empresa conta com vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e vacina ocupacional.

Imagens relacionadas


Crédito: Drazen Zigic no Freepik
baixar em alta resolução