Geral

Instituto AngloGold Ashanti lança edital para exposição sobre legado negro

Artistas têm até 30 de setembro para se inscrever; selecionados receberão R$ 5 mil e terão obras expostas no Centro de Memória AngloGold Ashanti, em Nova Lima (MG)

O Instituto AngloGold Ashanti acaba de abrir inscrições para a seleção de artistas e entidades interessadas em participar da exposição “Legado Negro: Reconhecimento e Valorização Cultural”, que será realizada no Centro de Memória AngloGold Ashanti, em Nova Lima (MG). O período de inscrições vai de 1º a 30 de setembro e é destinado a pessoas físicas ou jurídicas (incluindo MEI e entidades do terceiro setor) residentes ou atuantes em Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Sabará e Santa Bárbara, em Minas Gerais. Serão selecionadas três propostas artísticas, cada uma contemplada com R$ 5 mil.

A exposição tem como objetivo destacar a força, a criatividade e a história da população negra por meio das artes visuais. As obras devem refletir, de forma autêntica e impactante, a identidade negra, sua ancestralidade e suas contribuições para a cultura e a sociedade.

Os artistas devem se inscrever em um dos eixos temáticos:

⮚ Ancestralidade e Cultura Afro-brasileira: Tradições, religiosidade, estética e identidade negra

⮚ Protagonismo Negro e suas contribuições artísticas: Legado cultura e cotidiano da comunidade negra.

As obras devem estar concluídas e podem abranger diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, fotografia, arte digital, bordado, tapeçaria e técnicas mistas.

“ Com esta iniciativa, a AngloGold Ashanti tem como objetivo reconhecer, valorizar e difundir as contribuições históricas, culturais, sociais e técnicas da população negra por meio das artes visuais”, explica o diretor-geral do Instituto AngloGold Ashanti, Fernando Claúdio.

O processo seletivo será realizado em três etapas: análise documental, análise técnica da proposta e avaliação final por uma banca formada por representantes da AngloGold Ashanti e de comunidades locais. O resultado final será divulgado no dia 5 de novembro. A abertura da primeira exposição está prevista para 17 de novembro, no Centro de Memória AngloGold Ashanti, em Nova Lima.

Os selecionados também receberão suporte para montagem da exposição e ampla divulgação das obras.

Edital completo em: https://www.anglogoldashanti.com.br/lancado-o-edital-para-a-exposicao-lado-negro-reconhecimento-e-valorizacao-cultural/